O mundo desdobrável

O mundo desdobrável

Carola Saavedra

R$48,00
Comprar

O que pode a literatura em um mundo colapsado? Essa é a principal pergunta que Carola Saavedra faz em “O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim” (2021), que fecha a seleção da nossa Temporada no Futuro. No livro, Saavedra compõe um mosaico de textos — alguns reflexivos, outros informativos, biográficos, ficcionais — sobre temas como o fim do mundo, ancestralidade, permacultura, psicanálise, literatura indígena, o nascimento do romance moderno e literatura além da escrita, como oráculo, revelação e abertura de possibilidades impensadas.

“Como a literatura nos ajuda a construir futuros? Os ensaios reunidos em ‘O mundo desdobrável’ não trazem respostas simples, mas apontam diversos caminhos”, observa Stephanie Borges, curadora da temporada. “Entre a psicanálise, a filosofia, a memória e um olhar atento para plantas e crianças, somos convidados a imaginar uma literatura expandida que leve em consideração diferentes saberes.”

Ficou curioso? Como parte dos encontros de encerramento da Temporada no Futuro, Carola Saavedra conversa com a escritora Natalia Borges Polesso na mesa “A literatura e o fim do mundo”, mediada por Luciana Araujo Marques, neste domingo (19), às 16h, no YouTube da Megafauna (link na bio).


SOBRE A AUTORA

Carola Saavedra nasceu em Santiago (Chile), em 1973, e se mudou com a família para o Brasil aos 3 anos. É escritora e pesquisadora, com doutorado em Literatura Comparada pela Uerj. Atualmente é professora e pesquisadora de Literatura e Estudos Culturais no Instituto Luso-Brasileiro da Universidade de Colônia (Alemanha). Escreveu livros como “Toda terça” (2007), “O inventário das coisas ausentes” (2014) e “Com armas sonolentas” (2018).


Voltar para índice da Temporada