Um apartamento em Urano

Um apartamento em Urano

Paul B. Preciado

R$69,90
Comprar

Paul B. Preciado tem um apartamento em Urano e é de lá que manda notícias. Em Urano, é possível viver longe das relações de poder e das taxonomias reducionistas de sexo e raça. Em Urano, ele está longe da maioria dos terráqueos, mas não tão longe que não possa ser visitado. “Nem que seja em sonho”, afirma.

Referência central para a teoria queer, o filósofo espanhol apresenta em “Um apartamento em Urano” (2020) — penúltimo livro da nossa Temporada no Futuro — uma seleção de textos urgentes sobre novas políticas do corpo, do gênero e da sexualidade.

Escritas entre 2010 e 2018, as “crônicas da travessia” de Preciado acompanham seu processo de transição de gênero, podendo ser lidas como uma espécie de diário dessa passagem. E é a partir de sua experiência que ele questiona as estruturas sociais estabelecidas, promovendo um cruzamento de fronteiras físicas e políticas.

“O pensamento binário opõe o mundo e as nossas escolhas”, observa Stephanie Borges, curadora da temporada. “O ato de transformar o próprio corpo e a partir dessa experiência refletir sobre os papéis sociais de gênero, as relações humanas, o poder, a burocracia e o controle constitui a travessia, um fluxo em que o mais importante não é o destino escolhido, mas manter-se em movimento.”


SOBRE O AUTOR

Paul B. Preciado nasceu em Burgos, na Espanha, em 1970. É filósofo, curador, mestre em filosofia e teoria de gênero pela New School de Nova York e doutor em filosofia e teoria da arquitetura pela Universidade de Princeton. Atualmente, é filósofo associado ao Centre Georges Pompidou. Escreveu “Manifesto contrassexual” (2015), “Testo junkie” (2018) e “Pornotopia” (2020), entre outros livros.


Voltar para índice da Temporada