Temporada contra a tirania

Da Antiguidade ao mundo contemporâneo, não foram poucos os que se dedicaram ao tema da tirania nas mais diversas artes, da literatura ao teatro e cinema. Afinal, há séculos é vasta a galeria de personagens que exercem cruel e perversamente o poder ou que se tornam cruéis e perversos no exercício do poder. 

Se a figura do tirano já foi analisada com sobriedade, na ficção, o perigo e o ridículo da tirania muitas vezes se alternam, conferindo às obras sobre o tema tanto gravidade quanto humor. Em todos os casos, porém, evidencia-se a forma como a tirania contribui para a falta de liberdades, para a instabilidade das instituições e para o sofrimento geral. Conhecida por sua expressão estatal, a opressão tirânica pode se impor também de outras formas, quando deixa de ser exercida por um único governante para se tornar parte estrutural da sociedade, como veremos na Temporada contra a tirania.

Dando prosseguimento ao projeto da Megafauna no qual anualmente nos propomos a pensar um tema a partir de uma seleção de livros, lançamos essa nova temporada com uma seleção de títulos dos mais diferentes gêneros (teatro, romance, ensaio, infantojuvenil) que ora têm protagonistas governantes que deixaram o poder lhes subir à cabeça, ora narram situações tirânicas.

A cada semana, teremos um livro; a cada livro, uma leitura dramática performada pelo Teat(r)o da Encruzilhada, com direção de cena de Camila Mota, sempre aos sábados, às 15h30. A livraria, é claro, também terá sua vitrine ocupada pela Temporada, assim como sua fachada, com uma intervenção artística de Laura Vinci.

Preparados para refletir sobre a tirania a partir dos livros? Está aberta a Temporada contra a tirania!