ESCOLAS DE LUTA
- Autor(a): Antonia M. Campos, Jonas Medeiros e Márcio M. Ribeiro
- Editora: Veneta
R$ 74,90
FORMAS DE PAGAMENTO
Pix
1 x sem juros de R$ 74,90 no Pix
Cartão de Credito
1 x sem juros de R$ 74,90 no Cartão de Credito
Boleto
1 x sem juros de R$ 74,90 no Boleto
R$ 74,90
Quantidade
Produto Indisponível
Avise-me quando chegar
AUTOR: Campo, Antonia M.
ISBN: 9788563137692
ANO DE EDIÇÃO: 2016
PÁGINAS: 336
ENCADERNAÇÃO: BROCHURA
FORMATO: -1 X -1
PESO: 491G
ISBN: 9788563137692
ANO DE EDIÇÃO: 2016
PÁGINAS: 336
ENCADERNAÇÃO: BROCHURA
FORMATO: -1 X -1
PESO: 491G
No final do ano de 2015, surgiu um movimento social sem precedentes na história brasileira, tanto por sua dimensão quanto por suas táticas, quando mais de 200 escolas públicas estaduais de São Paulo foram ocupadas pelos seus alunos. Eles lutavam contra o plano do governo de fechar 94 escolas inteiras e centenas de turmas, realocando estudantes e superlotando salas.
O caso das primeiras escolas ocupadas causou pânico das autoridades, que reagiram com ameaças e violência, mas foi impossível conter o movimento e o numero de ocupações cresceu em uma velocidade impressionante: Zona Leste, Norte e Sul da Capital, Jandira, Mauá, Osasco, Ribeirão Pires, Santo André, Campinas, Franca, Santa Cruz das Palmeiras, Bauru, Jundiaí.... de repente havia escolas ocupadas por todo o Estado, do interior ao litoral, dos centros às periferias.
A Polícia Militar foi chamada por diretores desesperados e diversos casos de violência e sabotagem contra os estudantes foram registrados. Mas junto com a repressão também veio a solidariedade dos pais, de professores, das comunidades, de artistas, de toda a sociedade.
Os estudantes paulistas foram vitoriosos – forçaram o governador a recuar, suspendendo o projeto de “reorganização escolar”, e derrubaram o secretário de educação – e, logo em seguida, a mesma tática começou a ser utilizada por estudantes de outros estados na luta pela educação pública de qualidade. Este livro é uma tentativa de reconstruir a luta contra a “reorganização” da perspectiva deles e delas.
O caso das primeiras escolas ocupadas causou pânico das autoridades, que reagiram com ameaças e violência, mas foi impossível conter o movimento e o numero de ocupações cresceu em uma velocidade impressionante: Zona Leste, Norte e Sul da Capital, Jandira, Mauá, Osasco, Ribeirão Pires, Santo André, Campinas, Franca, Santa Cruz das Palmeiras, Bauru, Jundiaí.... de repente havia escolas ocupadas por todo o Estado, do interior ao litoral, dos centros às periferias.
A Polícia Militar foi chamada por diretores desesperados e diversos casos de violência e sabotagem contra os estudantes foram registrados. Mas junto com a repressão também veio a solidariedade dos pais, de professores, das comunidades, de artistas, de toda a sociedade.
Os estudantes paulistas foram vitoriosos – forçaram o governador a recuar, suspendendo o projeto de “reorganização escolar”, e derrubaram o secretário de educação – e, logo em seguida, a mesma tática começou a ser utilizada por estudantes de outros estados na luta pela educação pública de qualidade. Este livro é uma tentativa de reconstruir a luta contra a “reorganização” da perspectiva deles e delas.
TEMPORADA NO INFERNO
TEMPORADA NO FUTURO
TEMPORADA CONTRA TIRANIA