Buscar
0

Livros
no Centro

A Megafauna nasce com a proposta de ampliar a ideia de livraria como um espaço de reflexão, curadoria e criação de conteúdo.

Aberta em novembro de 2020, a Livraria Megafauna é coordenada por um grupo de profissionais ligados ao meio editorial e literário e tem a proposta de expandir a ideia de livraria. Estabelecendo-se como espaço de reflexão, curadoria e criação de conteúdo, a Megafauna valoriza o livro, os livreiros, o leitor e sua relação com a cidade.

A Megafauna está localizada no térreo do Copan, um dos edifícios mais icônicos do centro de São Paulo. A arquiteta Anna Ferrari, valorizando o projeto arquitetônico original, reativou a passagem da livraria para a galeria do prédio e sublinhou a relação do local com a cidade, ao optar por amplas portas, com fácil circulação entre a rua e o interior do prédio.

Um dos diferenciais da Megafauna é a escolha de seu acervo. Pautando-se pela busca de diversidade e qualidade, a curadoria dos livros se guia a um só tempo pela variedade de editoras – das pequenas casas aos grandes grupos – e pela escolha de títulos que contribuam para ampliar a perspectiva crítica, em consonância com a proposta de fazer da Megafauna um espaço de diálogo e reflexão.

Porque a livraria é um espaço de conversa, os lançamentos feitos na Megafauna são sempre acompanhados de leitura ou de debate. Além disso, a programação de conversas gira em torno de temas tão variados como ciência, literatura, política ou psicanálise.

Da programação, destaca-se o projeto das temporadas, em que, ao longo de 3 meses, um tema anima uma seleção de livros, debates e dicas. Com curadores convidados ou da casa, as temporadas são feitas de forma a também valorizar a seleção de livros e a diversidade de autores e assuntos.

Das vitrines voltadas para a rua à maneira como os títulos serão expostos; da seleção de livros que compõem o catálogo e que prioriza não seu apelo comercial, mas a bibliodiversidade e a relevância das edições escolhidas, aos espaços para palestras e apresentações; da forma como é feito o instagram e o canal no youtube a este site, todo o projeto foi pensado em detalhes e tem, sempre, os livros no centro.

Créditos


Idealização

Anna Ferrari, Arthur Mello, Fernanda Diamant, Maria Emilia Bender e Thiago Salles Gomes

Direção

Fernanda Diamant e Irene de Hollanda

Curadoria de livros

Rita Palmeira

Comunicação

Maíra Pereira

Identidade visual

Elaine Ramos

Desenho gráfico

André Stefanini e Julia Paccola

Coordenação e livreira

Flávia Santos

Livreiros

Flávio Augusto e Leila Alves

Comercial

Julia Borges

Administração

Ana Keli de Oliveira, Nathalia Souza e Raquel Diamant