Buscar
0

Livros


Filtros

Filtros

R$69,90
Comprar
BARULHO DE PRETO
Tricia Rose
Perspectiva

Um dos maiores fenômenos da música popular contemporânea, o hip-hop nasceu no interior dos guetos negros de Nova York articulando ritmo, batida, poesia, dança e arte de rua com a contestação e revolta da população contra o racismo, a violência de Estado e a precariedade, de um lado, mas também com sexualidade, feminismo, riqueza e poder, de outro. Espalhou-se pelos Estados Unidos e depois pelo mundo, tornando-se um movimento cultural e jovem de grandes dimensões. Barulho de Preto, de Tricia Rose, é o livro seminal que inaugurou todo um novo campo de estudos ligado ao hip-hop.QUARTA-CAPAConsiderado um clássico, em Barulho de Preto: Rap e Cultura Negra nos Estados Unidos Contemporâneos, a socióloga Tricia Rose realiza uma análise profunda e crítica do rap e do surgimento da cultura hip-hop. Nomes como Kool Herc, Ice Cube, Queen Latifah, MC Lyte, Salt, Harmony, Ice-T, Basquiat, Crazy Legs, Run DMC, LL Cool J emergem em uma perspectiva transdisciplinar da cultura urbana das últimas décadas e inspira tanto quem busca conhecer a complexidade do hip-hop como quem ajudou a construí-lo. Focada no epicentro de consagração dessa forma cultural, os Estados Unidos, Rose, entretanto, dá pistas para compreender o “barulho” desse fenômeno social e artístico em outras partes do mundo. Como ela mesma diz, “Estou convicta de que este projeto – que fundamenta os signos e os códigos culturais negros na cultura negra e examina as linguagens multivocais do rap como o barulho de preto do final do século XX – promoverá o desenvolvimento de mais projetos com enfoques globais”. COLEÇÃO HIP-HOP EM PERSPECTIVAA coleção Hip-Hop em Perspectiva busca inserir no Brasil os estudos de hip-hop por meio de obras de e sobre diferentes países, que analisam a complexa e contraditória cultura urbana jovem que reposicionou o lugar das periferias globais e de seus atoresDA CAPAImagem da capa: a partir de foto de Lisa Leone. O sampling e a figura do DJ tornaram-se uma das marcas características do hip-hop.

  • Ano de edição
    1
  • Páginas
    336
  • Encadernação
    BROCHURA
  • ISBN
    9786555050783
  • Peso
    400 gr
  • Formato
    14 × 21 × 2.1 cm