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FLUTUA SOBRE AS RUÍNAS, FLUTUA
Omar Salomão
Cobogo

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Em Flutua sobre as ruínas, flutua, Omar Salomão oferece um registro fascinante dos pensamentos que sustentam sua criação a partir do que chama de “tentativas de ensaios”. Apontando o acaso como elemento central de seu trabalho, o leitor é guiado por uma jornada subjetiva em meio a fragmentos de textos e memórias ao longo das quais o autor tece uma investigação composta por três casos que se equilibram no limiar do plástico e do poético: as monotipias da artista brasileira de origem suíça Mira Schendel (1919-1988), o alagoano Edgar Barbosa (1897-1985) com seus poemas gráficos e visuais e Waly Salomão (1943-2003) borrando letra, linha e a si com seus Babilaques. “A criação se faz e gera indícios, vestígios, pistas, traços, espectros, sombras, reverberações, sobras, resíduos”, afirma o autor. Nessa escrita de costuras, Omar desmonta as estruturas de seu texto para buscar (e revelar) funcionamentos e formas ocultas do próprio processo criativo e da arte.“Omar pensa a construção do poema sobre ruínas, como resultado de acumulação, um texto em que as estruturas estão abertas. A dimensão gráfica do texto, que não é decorativa, compõe um ‘livro como objeto’, ‘a palavra como imagem’. Está presente o poeta em sua atividade combinatória e alquímica.” – Rosa Maria Dias, professora do departamento de Filosofia da UERJ.

  • Seção
    Ensaios/Humanidades
  • Ilustração
  • Páginas
    216
  • Encadernação
    BROCHURA
  • ISBN
    9786556910383
  • Peso
    250 gr
  • Formato
    13 × 17 × 1.5 cm

Descrição

Em Flutua sobre as ruínas, flutua, Omar Salomão oferece um registro fascinante dos pensamentos que sustentam sua criação a partir do que chama de “tentativas de ensaios”. Apontando o acaso como elemento central de seu trabalho, o leitor é guiado por uma jornada subjetiva em meio a fragmentos de textos e memórias ao longo das quais o autor tece uma investigação composta por três casos que se equilibram no limiar do plástico e do poético: as monotipias da artista brasileira de origem suíça Mira Schendel (1919-1988), o alagoano Edgar Barbosa (1897-1985) com seus poemas gráficos e visuais e Waly Salomão (1943-2003) borrando letra, linha e a si com seus Babilaques. “A criação se faz e gera indícios, vestígios, pistas, traços, espectros, sombras, reverberações, sobras, resíduos”, afirma o autor. Nessa escrita de costuras, Omar desmonta as estruturas de seu texto para buscar (e revelar) funcionamentos e formas ocultas do próprio processo criativo e da arte.“Omar pensa a construção do poema sobre ruínas, como resultado de acumulação, um texto em que as estruturas estão abertas. A dimensão gráfica do texto, que não é decorativa, compõe um ‘livro como objeto’, ‘a palavra como imagem’. Está presente o poeta em sua atividade combinatória e alquímica.” – Rosa Maria Dias, professora do departamento de Filosofia da UERJ.

Informação adicional

Peso 0,25 kg
Dimensões 1,5 × 13 × 17 cm

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