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MESTIÇOS
Gustavo Piqueira
Lote 42

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Mestiços: primeiros cruzamentos entre texto, imagem e objeto nos livros do modernismo brasileiro, de Gustavo Piqueira, analisa dois livros pioneiros e revolucionárias dos anos 1920: “Quelques Visages de Paris”, de Vicente do Rego Monteiro, e “Pathé-Baby”, de Antônio Alcântara Machado. Pouco difundidos, ambos usam elementos como ilustrações, tipografia e materialidade como parte integrante da narrativa. Juntos contribuíram para a inescapável influência do modernismo brasileiro. Esse é o quarto volume da Coleção Gráfica Particular. Como o nome já diz, os livros dessa coleção buscam destacar itens específicos da produção impressa. Seu critério de seleção é assumidamente desorganizado (“particular”, se preferir): valem medalhões, valem obscuros; antigos ou contemporâneos; passadela por obras amplas ou olhar detido sobre algum detalhe; etc, etc. Ela também não demarca territórios nem aponta vertentes. Pelo contrário, aliás. Seu objetivo não é o de direcionar gostos pra lá ou pra cá, mas sim estimular cada um na elaborac¸ão de seu cânone gráfico particular.

  • Ilustração
  • Páginas
    48
  • Encadernação
    BROCHURA
  • ISBN
    9788566740417
  • Peso
    185 gr
  • Formato
    17 × 21 × 1 cm
  • Palavras-chave
    Literatura Brasileira

Descrição

Mestiços: primeiros cruzamentos entre texto, imagem e objeto nos livros do modernismo brasileiro, de Gustavo Piqueira, analisa dois livros pioneiros e revolucionárias dos anos 1920: “Quelques Visages de Paris”, de Vicente do Rego Monteiro, e “Pathé-Baby”, de Antônio Alcântara Machado. Pouco difundidos, ambos usam elementos como ilustrações, tipografia e materialidade como parte integrante da narrativa. Juntos contribuíram para a inescapável influência do modernismo brasileiro. Esse é o quarto volume da Coleção Gráfica Particular. Como o nome já diz, os livros dessa coleção buscam destacar itens específicos da produção impressa. Seu critério de seleção é assumidamente desorganizado (“particular”, se preferir): valem medalhões, valem obscuros; antigos ou contemporâneos; passadela por obras amplas ou olhar detido sobre algum detalhe; etc, etc. Ela também não demarca territórios nem aponta vertentes. Pelo contrário, aliás. Seu objetivo não é o de direcionar gostos pra lá ou pra cá, mas sim estimular cada um na elaborac¸ão de seu cânone gráfico particular.

Informação adicional

Peso 0,185 kg
Dimensões 1 × 17 × 21 cm

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